Harmonização orofacial terapêutica funcional

Harmonização orofacial terapêutica funcional

Segundo o dicionário, o significado de harmonizar é estar em concordância, em acordo, em paz. Se formos observar, estamos sempre tentando harmonizar algo, a bebida com a comida, a decoração com o ambiente e, é claro, o sorriso com a face.

A odontologia evoluiu muito, deixamos de cuidar apenas das dores físicas, sabemos que um tratamento odontológico muitas vezes promove benefícios estéticos e funcionais capazes de resgatar a auto estima e qualidade de vida dos pacientes.

A harmonização orofacial é o equilíbrio entre a parte funcional e estética do conjunto da face.

Em muitos casos, uma reabilitação oral é finalizada de forma perfeita, mas ainda assim, a expectativa do paciente pode não ser correspondida totalmente. O sorriso alegre conseguido com o tratamento, pode não combinar com lábios murchos ou uma face caída. O cirurgião dentista possui o senso crítico muito aguçado. Em sua formação estuda-se bastante a anatomia da face e suas proporções. Combinar o sorriso com a face, a favor da harmonia desejada tem deixado os pacientes bastante satisfeitos.

O trabalho do cirurgião dentista não visa somente a reabilitação funcional, mas também elevar a auto estima buscando um sorriso harmônico que traga bem-estar e qualidade de vida.

Harmonia facial, dental e auto estima são percepções subjetivas, já que cada indivíduo possui um senso estético e crítico muito diferente para estabelecer um padrão. O importante é a pessoa se sentir bem e ser feliz!

Da legitimidade do cirurgião dentista na harmonização orofacial

A resolução n° 176/2016 do Conselho Federal de Odontologia veio esclarecer e confirmar a legitimidade da atuação do cirurgião dentista nesta área, considerando:

  • O fato dos dentistas poderem prescrever e aplicar fármacos;
  • A pele fazer parte da face, e o cirurgião dentista atuar em face, em drenagens de abscessos, incisões, remoções de lesões e suturas extra-orais;
  • A ação do cirurgião dentista superior ao osso hioide;
  • A acupuntura (especialidade Odontológica) atua em pele, tecidos subcutâneos e músculos;
  • Não há legislação que proíba o CD de atuar em procedimentos estéticos;
  • As aplicações de Toxina e Preenchedores não são consideradas procedimentos cirúrgicos;
  • O conceito de Saúde, pela OMS, não diz respeito somente à ausência de doença, mas sim um bem-estar físico, emocional, social e psicológico.

Todas essas questões justificam as práticas de procedimentos estéticos em consultório dentário.

A aplicação de toxinas e preenchedores possuem além de indicações estéticas, indicações funcionais, sendo coadjuvantes nos tratamentos. Pode-se atuar em bruxismo, distonias, assimetrias, volume facial, envelhecimento da face, etc.

A Clínica

O Centro Odontológico Fábio Barbosa tem uma tradição de quase cinquenta anos de experiência na área odontológica. Essa tradição começou em 1965, ano de formatura
de Dr. Hermes Barbosa que ao longo de sua vida profissional manteve-se sempre atualizado, oferecendo aos seus pacientes, conforto, segurança e eficiência nos tratamentos.
Passada de pai para filho, a experiência em prestar um atendimento de alto nível, continua sendo realizado no Centro Odontológico Fábio Barbosa. Oferececendo ao cliente o máximo de conforto e qualidade no tratamento . Proporcionamos um atendimento personalizado, garantindo um diagnóstico preciso e plano de tratamento específico para cada um.

Faça Seu Agendamento Online

WhatsApp chat